terça-feira, 23 de novembro de 2010

História da Imprensa no Brasil

Imprensa Escrita:


  • 1934 - Surgimento do primeiro sindicato de jornalistas no Brasil, em Juiz de Fora (MG)

O primeiro sindicato de jornalistas no Brasil foi fundado em 1934, na cidade de Juiz de Fora. Quatro anos depois, houve a primeira regulamentação da profissão. Conforme disposto no Ato Institucional nº5 de 13 de dezembro de 1968, o diploma de curso superior de Jornalismo é obrigatório para o exercício da profissão, por força de lei.

Hoje em dia existem muitos sindicatos espalhados pelo Brasil, e eles existem para preservar os direitos e deveres desses profissionais.


  • 1966 – Fundação da primeira agência de notícias no país, agência JB, do grupo jornal do Brasil.

Foi fundada no dia 6 de maio de 1966, e colocava a disposição de seus clientes um material jornalístico produzido pela equipe de jornalistas do Jornal do Brasil, do JB on-line e da própria Agência. Nos anos 90, também a primeira a instalar o serviço de notícias em tempo real do Brasil; que passou a disponibilizar edições diárias do Jornal do Brasil na internet, pelo JB on-line. E também os primeiros a disponibilizar fotos digitais com pré-visualização on-line.

Hoje a JB possui conteúdo em diversos formatos para jornais, revistas, rádios, publicidade, internet e intranets.


Rádio:

  • 1936 – Inauguração da Radio Nacional, do Rio de Janeiro. Primeira grande emissora brasileira, líder de audiência durante décadas.

Foi criada em 12 de setembro de 1936, e tornou-se um marco na história do rádio brasileiro. Em 1941, a Rádio Nacional apresentou a primeira radionovela do país, "Em busca da Felicidade" e, em 1942, inaugurou a primeira emissora de ondas curtas, fato que deu aos seus programas uma dimensão nacional. A rádio também contava com programas de humor como: “Balança mais não cai” que contava com Paulo Gracindo, Brandão Filho, Walter D’Ávila, entre outros.

Foi pioneira também no radiojornalismo quando, em 1941, durante a II Guerra Mundial, criou o Repórter Esso. Criado basicamente para noticiar a guerra sob o ponto de vista dos aliados, o Repórter Esso acabou criando um padrão inédito de qualidade no radiojornalismo brasileiro que, até então, limitava-se a ler no ar as notícias dos jornais impressos.

Atualmente, parte significativa do acervo da Rádio encontra-se no Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro. Trata-se da "Coleção Rádio Nacional".


Televisão:

  • 1990 – Inauguração da MTV Brasil (Music Television). Nove anos depois da criação da MTV norte-americana.

A MTV Brasil é a uma rede de televisão brasileira dedicada ao público jovem. É a versão local da MTV original americana. Nasceu no dia 20 de outubro de 1990, dedicada ao entretenimento e à música, e visando atingir um público mais jovem; tem cobertura nacional por parabólica, TV a cabo e em TV aberta em algumas regiões do país, sendo a primeira emissora de TV segmentada no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário