segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Principais conceitos em Teoria da Comunicação:

Apesar da comunicação ser um ato praticado há milênios e de constituir o “processo social básico”, a este fenômeno só foram dedicados estudos no século XX, por conta do acentuado desenvolvimento dos meios de comunicação em massa: a imprensa já havia se consolidado, a literatura popular obtinha enorme aceitação e começava a se aperfeiçoar o cinema, o rádio e a propaganda.
Foram iniciadas pesquisas a respeito do efeito dos meios de comunicação, principalmente nos Estados Unidos, que possibilitaram a conceitualização dos fenômenos de comunicação.
Uma definição mais precisa destes fenômenos pode ser obtida através dos diferentes conceitos atribuídos à comunicação. O conceito etimológico (da origem da palavra), por exemplo, dá à comunicação o sentido de “comunidade”, de tornar uma idéia ou informação comum à todos, tornando o ato de comunicar sinônimo de participação. Já o conceito biológico, torna a comunicação uma necessidade básica para a sobrevivência e perpetuação da espécie. Além disso, por esta perspectiva, a comunicação é vista como uma atividade sensorial e nervosa pela qual se transmitem informações.
A partir da sociologia, pode-se considerar a comunicação um elemento desencadeador e delimitador da interação social. A antropologia encara a comunicação como instrumento formador de cultura. A psicologia, por sua vez, entende a comunicação como processo modelador de comportamento humano (na visão behaviorista). No âmbito da filosofia, três correntes formulam diferentes conceitos para comunicação: a transcendentalista, que assume uma postura metafísica, a partir da qual o conhecimento é adquirido aprioristicamente e a comunicação, passa a ser dotada de universilidade, isto é, torna-se um processo que pode ocorrer com e entre todos os seres humanos; a naturalista, para qual o ato de comunicar só é possível porque os sujeitos nele envolvidos têm estrutura física e intelectual análoga e se encontram numa realidade comum; e a marxista, que vê a comunicação como fator de evolução social, como elemento indispensável à cooperação e coexistência.
A atribuição de significados a signos é a base da comunicação e da linguagem. Por este motivo, considera-se a comunicação parte de um processo mais amplo, o processo de informação, que, por sua vez, é um aspecto do processo de organização (social, política, econômica, administrativa etc.).
Além disso, outros elementos interferem num processo de comunicação:
- Realidade ou situação – Contexto
- Interlocutores – Emissor/Receptor
- Conteúdo – Mensagem
- Conteúdo – Código
- Meios
A comunicação, também desempenha as seguintes funções:
- Identidade – dá forma à personalidade do individuo
- Expressiva – identifica e expressa idéias
- Informativa – permite o conhecimento do mundo objetivo
- Instrumental – satisfaz necessidades materiais e espirituais
- Regulatória – controla o comportamento
- Interacional – promove o relacionamento entre indivíduos
- Imaginativa etc.

Ressaltando ainda, que o processo de comunicação é multifacético – pode ocorrer em vários níveis ao mesmo tempo (consciente, inconsciente, subconsciente). A primeira forma organizada de comunicação, foi a linguagem oral seguida pela linguagem gestual. A transmissão da cultura através dos tempos foi possível pela utilização de outras linguagens (entendendo-se por linguagem o repertório de signos e as regras para combiná-los), como o desenho e a escrita. Na atualidade os meios de comunicação de massa, além de transmitir informações, preservam a memória cultural dos povos e possibilitam o surgimento de novas linguagens, tornando o processo de comunicação mais complexo. Complexidade que multiplica as possibilidades de estudo da comunicação, gerando modelos teóricos diferentes e até conflitantes.
Mas uma possível definição para a comunicação seria a seguinte: todo ato comunicacional é uma forma de recriação de uma dada realidade captada por aqueles que se comunicam, a partir de seus próprios conceitos e preconceitos. Quando o Emissor transmite alguma mensagem, uma informação, ele faz um recorte da realidade e recria esta realidade de acordo com seus princípios, o Receptor procede da mesma maneira, reelaborando os dados que recebe ou percebe, decodificando-os e reconstituindo-os com os referenciais de que dispõe.

Bibliografia:

BORDENAVE, Juan E. Diaz, O que é comunicação, São Paulo Brasiliense (Coleção primeiros passos, 67) 1982
MELO, José Marques de Comunicação Social: teoria e pesquisa, Petrópolis, Vozes, 1978
SANTOS, Roberto Elísio dos, Introdução à teoria da comunicação.

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