segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A História do Rádio

Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia. Sua brilhante criação transformou em prática a teoria de Heinrich Hertz, onde ondas magnéticas que vibrassem no ar poderiam gerar sons, o mundo sofreu profundas alterações de comportamento.
No Brasil foi oficialmente inaugurado em 7 de Setembro de 1922, com um transmissor de 500 watts, da Westinghouse, no alto do Corcovado - RJ, para 80 recepts. O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa.
A Instalação de fato aconteceu aos 20 de Abril de 1923 com Roquete Pinto e Henry Morize com a "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro". O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.
Sua programação era para a elite, não para a massa: com ópera, recitais de poesia, concertos, palestras culturais. Pois os receptores eram caros e importados.
Assim usados com a finalidade cultural, educativa e altruísta. Cobrando mensalidades para quem tinha os receptores. Sendo assim os anúncios pagos eram proibidos.
Em 1 de março de 1932, Getúlio Vargas assino uma lei permitindo a publicidade em rádio.
Nos anos 40 acontece a "época de ouro do Rádio", programação mais popular com mais audiência. Surgindo assim o Ibope, em 13 de Maio 1942.
A primeira radio novela em 1942 chamava-se "Em busca da felicidade”. Os esportes no radio jornalismo surgiram com o Repórter Esso.
O contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram muito esta época do Rádio. O impacto do rádio sobre a sociedade brasileira nesta época, foi muito mais profundo do que aquele que a televisão viria a produzir 30 anos depois.
Em 1938 aconteceu a primeira transmissão esportiva em rede nacional, da Copa da França, por Leonardo Gagliano Neto, da Rádio Clube do Brasil, do Rio de Janeiro.
Com a chegada da TV na década de 50 os artistas do Rádio vão para a TV, troca-se os artistas e programas de humor por música, e as novelas e programas de auditório por serviços de utilidade pública.
Na radiodifusão tradicional (rádios AM e FM) a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. A freqüência AM é altamente perceptível a diferença de qualidade entre os sistemas analógico e digital. Já na freqüência FM os benefícios mais perceptíveis estão relacionados à ausência de ruídos e interferências. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter uma melhor qualidade de som e aumentar o número de estações. As rádios AM passariam a ter uma qualidade de som semelhante às rádio FM e as FM uma qualidade semelhantes aos CDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário