terça-feira, 23 de novembro de 2010

Texto de Revista - Tribos Urbanas


Tribo urbana é um grupo de jovens (na grande maioria das vezes) que se unem em um mesmo ideal, seja ele político, social, musical etc. Diz-se Urbana porque surgiu e se desenvolve mais nas grandes metrópoles. Porém podemos dizer que nos dias de hoje, isso acontece em todos os lugares do mundo e com mais freqüência. A diferença está no modo com que os integrantes das tribos se comportam em relação a elas em cada parte do mundo. Geralmente os que atuam na metrópole têm toda uma visão política da tribo que segue; já quem é do interior, por exemplo, se preocupa mais com a aparência ou o modo de vida desses grupos, ou seja, seguem o estilo que mais agrada, sem se preocupar muito com a filosofia ligada a esse grupo.

Segundo psicólogos e especialistas no assunto, a fase da adolescência é o momento em que o jovem constrói a sua própria identidade e começa a busca por seus próprios valores e, para isso, ele deixa de lado os valores, conceitos e modo de vida de seus pais que tinham desde a infância. Nessa fase da vida o jovem experimenta de tudo um pouco, até para poder se encontrar. Portanto, é um processo saudável para qualquer adolescente, desde que não ultrapasse os limites do bom senso. Pois os jovens de hoje, não tão raras vezes, transformam essa mudança de fase em um "jogo" perigoso e que pode lhes trazer graves conseqüências no futuro.

Infelizmente, hoje temos exemplos ruins de jovens que encaram a vontade de ser diferente de forma irresponsável, como é o caso de algumas pessoas que dizem pertencer à classe PUNK.

Na realidade, o movimento punk não é bem aquilo que vemos na TV. Essa tribo surgiu do pensamento: "faça você mesmo!", que foi a iniciativa de começarem a fabricar ou reparar suas próprias coisas, ao invés de comprar ou pagar por esse serviço. Desde então começaram a fazer tudo ao contrário do resto da sociedade, como uma necessidade de se mostrarem diferentes dos outros e indiferentes aos costumes e normas da sociedade. Por isso as roupas rasgadas, cabelos moicanos e pintados, piercings por toda parte do corpo etc. Foi uma forma de parecerem diferentes do resto da sociedade. Porém, uma pessoa pode ser punk e não se vestir como tal. Afinal, o punk é, na verdade, é uma ideologia de vida. Como também, uma pessoa pode se vestir como punk e não o ser verdadeiramente; não conhecer as regras, os objetivos etc.

Foi por meio desses "falsos punks" que surgiu toda essa violência que vemos hoje na mídia. Pois esses, não conhecem a verdadeira "causa" desse movimento, e saem por aí achando que podem enfrentar o mundo usando a violência. É o que vemos freqüentemente nos noticiários, casos de prostitutas, travestis e idosos sendo agredidos pelas ruas sem qualquer motivo, apenas para a "diversão" de pessoas inconseqüentes. Se é que tal atitude pode ser chamada assim.

Mas voltando ao lado bom de tudo isso, segundo a psicóloga e pesquisadora de moda Cristiane Mesquita (entrevistada pela VEJA), as tribos de um tempo pra cá passaram a se misturar, a não se isolarem tanto umas das outras. Isso diminui a rivalidade, aumenta o contato entre os jovens e proporciona a eles uma troca de experiências que, com certeza, só trará bons frutos. Afinal, a união faz a força!

Segundo uma pesquisa feita no Brasil, ainda pela revista VEJA, as seis tribos urbanas mais numerosas são: Ecléticos, Surfistas, Clubber, Roqueiros, Esportistas e os fãs de Hip Hop.

Bom, podemos citar as principais características de cada um:

Ecléticos- são aqueles que não se prendem a um só tipo de gosto musical, estilo, tipos de balada etc.; ou seja, é o tipo de pessoa que não vê mal algum em experimentar e gostar de vários estilos ao mesmo tempo, mesmo que eles sejam muito diferentes. São várias tribos em uma só. Há um trecho de uma música que define bem essa tribo: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

Surfistas- de modo geral, surfista é quem pratica o surf. Porém, hoje é considerado como um estilo de vida e também tem um estilo bem definido no modo de se vestir; e geralmente atrai mais os meninos. Estilo surf é aquele que se usam camisetas largas, bermudas longas e grandes (em número maior) para ficar abaixo da cintura e calças grandes e largas também. E o estilo musical quase sempre é rock brasileiro ou reggae.

Clubber- é um termo em inglês que se refere às pessoas que freqüentam danceterias. Destinada a jovens que gostam da vida noturna. O estilo clubber de se vestir é caracterizado pelas roupas coloridas, blusas com personagens de desenhos e, para as meninas, muitos acessórios como pulseiras, brincos, maquiagem; tudo bem extravagante e colorido. Inclusive os cabelos que, geralmente, variam de verde-limão a rosa - choque. Os estilos musicais são: Techno, Trip Hop, Jungle, Underground, Drum and Bass e Trance.

Roqueiros- Geralmente se vestem de preto e o que não pode faltar no visual do roqueiro é o básico e famoso All Star. E como não poderia deixar se ser, o estilo musical é o rock. Seja ele mais "leve" e romântico ou mais "pesado".

Esportistas- Normalmente não têm um estilo de se vestir ou estilo musical definidos. O que os caracteriza é a vida saudável que levam com uma boa alimentação e muito esporte. Um belo exemplo!

Hip Hop- Nasceu como uma forma de reação aos conflitos sociais e as violências sofridas pela classe social menos favorecidas da sociedade urbana. Caracteriza-se pelo canto do Rap, instrumentação de DJ´s, a dança Break e também a arte do grafite. O estilo de se vestir é sempre com roupas muito largas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário